A Clínica

A Clínica de Neuropsicologia Anita Taub é formada por especialistas na área de Saúde Mental e Neurociências, com formação em instituições de referência brasileiras e internacionais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Universidade Federal de São Paulo, National Academy of Neuropsychology, International Neuropsychological Society, entre outros).

Nosso trabalho baseia-se na capacidade que o ser humano tem de desenvolver-se e adaptar-se às adversidades e alcançar o melhor nível de funcionamento possível na esfera pessoal, profissional e social com os recursos terapêuticos adequados à sua necessidade.

A assistência ao paciente engloba desde exames destinados ao aprofundamento diagnóstico à intervenções terapêuticas neuropsicológicas e psicológicas.

Para atingir estes objetivos trabalhamos em parceria com todos os profissionais e instituições envolvidos no atendimento ao paciente e sua família.

Anita Taub

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Aperfeiçoamento em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP 1988 a 1998. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Especialização em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

Treinamento em implantação de serviços e técnicas de reabilitação neuropsicológica e estimulação de pacientes minimamente responsivos com Profa. Barbara Wilson (2000-2002), Prof Agnes Shiel (2002) e Prof Jonathan Evans (2002). Treinamento em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto Ana Maria Serra - SP.

Membro do corpo editorial do Journal of Neuropsychological Rehabilitation e do comitê técnico do Centro Israelita de Assistência Multidisciplinar.

Implantou o Serviço de Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Saúde Mental do Hospital Israelita Albert Einstein (1999 a 2003).

Atualmente psicóloga colaboradora do IPQ-HCFMUSP. Atuação clínica na área de saúde mental, com ênfase em psicoeducação, terapia cognitivo-comportamental e reabilitação neuropsicológica de pacientes com transtornos neuropsiquiátricos.

Fernanda Speggiorin

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e em Avaliação Psicológica em Saúde Mental pelo Inst. de Psiquiatria HCFM-USP (2005). Doutora em ciências pelo Inst. de Psiquiatria HCFM-USP (2010). Membro filiado ao Inst de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (2013).

Tem experiência em avaliação neuropsicológica, psicodiagnóstico e psicoterapia de orientação psicanalítica.

Experiência de ensino e pesquisa nos seguintes temas: Desenvolvimento Infantil, Transtorno do Espectro do Autismo, Psicodiagnóstico, Funções cognitivas, Cognição Social, Funções executivas Funcionalidade, Demências e Validação de Instrumentos.